top of page
A.Monument.00_04_28_18_edited.png

AIR.21 - Arte.Transmissão.Tecnologia

Curadoria: Andreia Machado Oliveira e Matheus Moreno.

Expografia Sansar: Matheus Moreno. Colaboração:  Bárbara Almeida e Vicent Solar.

O projeto AIR: Arte e Ambientes Imersivos, Interativos e Inteligentes em Rede (2021 a 2026) decorre de uma trajetória de investigações teóricas e práticas sobre interatividade e imersividade a partir da produção de ambientes sensíveis e responsivos. Tais investigações têm início com o projeto de pesquisa AI3: Ambientes Interdisciplinares Imersivos Interativos (2012 a 2017) e sua sequência em AIR: Ambientes Interdisciplinares Imersivos Interativos em Rede (2017 a 2021), desenvolvidos no LabInter-Laboratório Interdisciplinar Interativo1, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM).

Durante a pandemia do COVID 19, o LabInter organizou a mostra AIR, tendo minha realização da expografia e curadoria coletiva minha e de Andreia Oliveira. AIR reúne propostas artísticas que são apresentadas em locais e mundos próprios, integrados a partir de um grafo (logomarca do LabInter) que funciona como uma espécie de mapa, conectando ambientes, propostas artísticas e avatares em rede, compondo um território que conta com diversas possibilidades de exibição e interação imersiva.

Ao desenvolver e apresentar propostas em videoarte, live performance, vídeo mapping escultura digital, áudio performance, paisagem sonora e ambientes imersivos em RV, pretendemos construir um diálogo comum entre práticas artísticas distintas, mas que se destacam pelo caráter transdisciplinar e colaborativo, explorando diversos meios tecnológicos de transmissão em rede e realidade virtual.

De tal modo, desenvolvemos territórios e ambientes para abrigar propostas poéticas de Arte e Tecnologia que envolvem processos generativos, exercita a criação e experimentação audiovisual que se desdobram em diversos formatos expositivos, como: projeções imersivas em cúpulas de planetários e telas panorâmicas, vídeo mapping em fachadas de arquiteturas e espaços públicos, exibições audiovisuais em Realidade Virtual (RV) em 360°, live performances online e imersivas/interativas em RV e Realidade Aumentada.

Essas proposições audiovisuais buscam explorar as possibilidades de produção e criação de imagens visuais e sonoras que hibridizam camadas de informações de naturezas diversas, gerando transarquiteturas e ambientes imersivos com hipersuperfícies de topologias generativas.

Imagem29.png
bottom of page